quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chapéus

Os chapéus estão em alta, com elegância e irreverência. No inverno, foi a vez do Fedora. E agora, desfiles como o deMarc Jacobs, Missoni, Badgley Mischka e Carolina Herrera colocam os chapéus, especialmente os de abas largas, entre as tendências.

“São um jeito interessante de acrescentar informação e personalidade à produção”, diz a stylist
Ana Paula Pedras. “No dia a dia os chapéus podem informalizar ou formalizar uma produção, dependendo do material, cor, formato e do contexto em que estiver sendo usado”.

Sem muitas regras. O importante é a harmonia da produção. Dúvidas de como combiná-lo? Lembre-se de que ele é um acessório de destaque. “É melhor usar o chapéu acompanhado de mais um elemento chamativo na produção. E só. Por exemplo: chapéu e estampas ou chapéu mais acessórios chamativos”, explica Ana Paula.

São vários os tipos: dos chapéus de abas largas aos casquetes. Os que invadiram o guarda-roupa feminino – o caso do Panamá. Eles podem ganhar lenços, broches ou mesmo colares.

Formato do rosto

Na hora de escolher, preste atenção ao formato do seu rosto. "Quem tem rosto redondo pode preferir chapéus mais pontudos. Já o angular pode amenizar as linhas escolhendo modelos mais arredondados. Rostos estreitos ficam melhores com chapéus menores e mais largos pedem chapéus maiores”, recomenda.

Para cada tipo, uma ocasião. Confira exemplos comentados pela stylist:

Chapéus de abas largas
Naturalmente descontraído. “Carregam uma imagem de informalidade e descontração, ideais para momentos de praia, mar, piscina e muito sol. É legal coordenar esse tipo de chapéu com roupas esvoaçantes, tecidos fluidos e maxi vestidos”, explica.

Chapéus de aba curta
“Os casquetes e os pequenos chapéus carregam uma aura retrô que é difícil de ser quebrada, por isso é mais bacana que a produção acompanhe a brincadeira”, diz a stylist.

Chapéu Panamá
“Os looks “boyish”, com cara de menino, são bem atuais e coordenam super bem com os chapéus panamás. Produções com camisas e calças de alfaiataria em tecidos leves, coordenados com um sapato tipo oxford são ótimas opções para fugir do óbvio”.

Os melhores materiais

Não são apenas os modelos que ditam a ocasião. Os materiais dos quais são feitos os chapéus podem dar um ar informal ou sofisticado e indicar a estação para usá-lo. “Tecidos mais pesados, lã e feltro combinam com looks de inverno e pedem produções mais pesadas. Já os chapéus em materiais naturais e mais leves como palha, algodão e linho coordenam melhor com looks mais leves e com cara de verão”, explica Ana Paula.


2 comentários:

  1. Tudo que há de mais moderno!
    Muito charme!!!

    www.daniesuasdicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, mas acho que não combina comigo rsrs

    Bjs querida!

    manias-de-mulher.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente bem ou comente mal, se você tiver blog, responderei no seu blog, caso eu não consiga acessá-lo, responderei por aqui.

**Críticas são bem-vindas, ofensas não!**

Fique à vontade para fazer perguntas ou dar sugestões...

Não se esqueça de curtir também a fan page: www.facebook.com/bloggothicowl

E se inscrever no canal do YT:
www.youtube.com/perolanegra_owl

Volte sempre!