quinta-feira, 30 de outubro de 2014

21 utilidades do vinagre

Oi gente, tudo bem?

Vi essa matéria aqui no site da Yahoo e vim compartilhar com vocês!





Sabe quando você se machuca e fica aquele roxo esverdeado horrível? Pois é, pode parecer a pior ideia do mundo jogar vinagre na região, mas, na verdade, não é! Vinagre gelado em hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos) desincha o local machucado e evita o aparecimento dessas manchas indesejadas.




Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.





Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido 4 vezes ao dia)





Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.


Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.



Para limpar o chão, jogue vinagre puro na área e passe pano. Ele remove a sujeira e também afasta formigas e moscas do local.


Use para desinfetar o vaso sanitário.


Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.


Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.


Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e  ainda devolve o brilho natural.


Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.


 Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.


Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!


Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.


Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.


As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.


Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.


Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.



Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.


Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.



5 comentários:

  1. Dica maravilhosa Siga e curta o meu canal Nekitareis.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas algumas eu conhecia, outra não, me interessei pelo lance de diminuir a oleosidade da pele, mas será que não corre o risco de manchar depois, fiquei cm medo..rsrs Gostei do lance de usar para limpar o chão, porque aki em ksa as moscas não dão paz..rsrs minha mãe q vai gostar do lance usar no rejunto dos azulejos..kkk

    Cantinho da Bete
    Instagram
    Facebook
    Canal You Tube
    Grupo:Vamos Comentar?

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas , algumas eu conhecia , mas essa de passar nos hematomas é completamente nova e vou testar =)
    Bjs
    E tem sorteio no blog , valendo 40 produtos para comemorar o aniversário do blog =) Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  4. Essa do machucado minha mãe sempre faz heheheh
    Bjos e bom final de semana!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu não imaginava que o vinagre tinha tanta utilidade eu amei as dicas, beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir

Comente bem ou comente mal, se você tiver blog, responderei no seu blog, caso eu não consiga acessá-lo, responderei por aqui.

**Críticas são bem-vindas, ofensas não!**

Fique à vontade para fazer perguntas ou dar sugestões...

Não se esqueça de curtir também a fan page: www.facebook.com/bloggothicowl

E se inscrever no canal do YT:
www.youtube.com/perolanegra_owl

Volte sempre!