quarta-feira, 19 de julho de 2017

Inspiração do dia: Corselets ou Corsets

Oi gente, tudo bem?

Hoje trago mais um assunto para se inspirar: os corsets e corselets!

Primeiramente vamos entender a diferença das duas peças:

Corset – Versão em francês da palavra ‘espartilho’ em português, é uma peça da indumentária íntima feminina originada do corpete do século XV. É uma peça firme e endurecida graças à costura ou colagem de dois pedaços de linho. No começo, eram usados pedaços de barbatanas de baleia (busk) que garantiam sua sustentação. Fechados nas costas por entrecruzamento de cadarços ou fitas em ilhós (furo redondo), apertavam tanto a cintura, que as mulheres mal respiravam. Era comum tomarem vinagre para dar a última ‘puxada’, que encerrava seu fechamento. Desmaios também eram muito comuns! Apesar das advertências médicas contra seu uso, ele permaneceu na moda até 1909, quando Paul Poiret lançou os vestidos Diretório (ou Império), modelos soltos e levemente presos na altura do busto. Obs: em lojas de lingerie, vendem-se peças chamadas de espartilho, mas na verdade são ‘inspiradas’, bem diferentes do que deveria ser um espartilho de verdade. Estas peças possuem a função de adorno e fetiche, pois são modelos bem mais leves do que os originais.

Corselet – Peça da indumentária com frente e costas, uso e formas variadas, mas não tão rígido quanto o espartilho. Este é o item vendido em sex-shop com barbatanas de plástico e material elástico. Ele faz parte da indumentária do homem há muitos anos, como dos Faraós egípcios. Também foi utilizada por baixo das armaduras medievais para proteção do peito e costas dos cavaleiros.

Corpete – São blusinhas com barbatanas geralmente de plástico, podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, com ou sem o uso de forro. São fechadas por zíper ou ilhós como o corsert. São visualmente mais parecidas com o corset, às vezes sendo até confundidos, mas ao se olhar de perto à diferença é imensa. Um corpete não possui a mesma estrutura que um corset, mesmo que um corpete possua barbatanas de aço espiraladas ainda sim não será como um corset. Por não ser bem estruturado não irá agüentar a pressão das puxadas e ira deformar. Seu preço é bem inferior que o de um corset, pois o consumo de matérias e a mão de obra custarem bem menos.


Aqui não irei citar os corpetes, mas sim, apenas os corsets e corselets















Lindos né?
Dá vontade de querer todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente bem ou comente mal, se você tiver blog, responderei no seu blog, caso eu não consiga acessá-lo, responderei por aqui.

**Críticas são bem-vindas, ofensas não!**

Fique à vontade para fazer perguntas ou dar sugestões...

Não se esqueça de curtir também a fan page: www.facebook.com/bloggothicowl

E se inscrever no canal do YT:
www.youtube.com/perolanegra_owl

Volte sempre!